
A hospitalidade no setor de turismo e hotelaria
A cultura da hospitalidade deve nortear o comportamento das organizações, sobretudo na área da prestação de serviços turísticos e de hotelaria.

Hospitalidade – a inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços – privilegia a perspectiva da hospitalidade no contexto da hotelaria como principal foco e fonte de aplicabilidade.
No entanto, não são descartados outros contextos e aplicabilidades possíveis ou pertinentes, relativos à área da convivência humana.
Entender melhor a arte da convivência, da celebração, do respeito, da cortesia, da tolerância, da solidariedade e da harmonização do clima ou atmosfera são alguns dos assuntos dessa obra.
De maneira didática e objetiva, a hospitalidade como objeto de estudo é tratada em suas diferentes dimensões e manifestações. São discutidos desde o mais simples aspecto do tema até a sua mais complexa abordagem. O que traz subsídios valiosos para as empresas prestadoras de serviços, mostrando aos profissionais da área toda a grandeza que há no ato de servir uma pessoa.
Hospitalidade
A inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços
Autor: Geraldo Castelli
São Paulo: Saraiva, 2010
Livro usado, seminovo. Bom estado
260 págs. Frete grátis em Presidente Prudente
Em síntese, esse livro contribui para que não se venha confundir hospitalidade com subserviência. Pelo contrário, ele mostra como tornar-se mais amado por seus clientes.
Muitos hotéis, vilas, cidades e países ficaram conhecidos, procurados e amados pela hospitalidade que seus cidadãos praticam, tirando proveito disso inclusive para seu marketing.
Da Antiguidade até a Idade Contemporânea, toda a evolução da hospitalidade é esmiuçada ao longo de onze capítulos relacionando-a à alimentação, comensalidade, deslocamento, abrigo, meios de hospedagem, lazer e meios de comunicação.
A propósito, o papel desempenhado pela comunicação é crucial, seja a verbal ou não-verbal. Nesse tópico, merece destaque o apontamento de gestos e sinais interpretados conforme a cultura de diferentes povos, e o que deveria ser mais trabalhado na formação superior de profissionais de turismo e hotelaria.
O leitor terá um levantamento geral das características do perfil e da formação desses profissionais, das exigências dos viajantes atuais e da cultura das organizações.
Dificilmente um hotel atenderá às necessidades, aos desejos e às expectativas dos viajantes se não possuir uma estrutura física e um atendimento perfeitamente adequados.
É da qualidade do processo de hospitalidade praticado que depende o encantamento do cliente. Mas vale lembrar que esse processo de hospitalidade não tem a ver apenas com os meios de hospedagens, mas também com toda a cadeia produtiva que envolve uma viagem.
Sendo assim, o livro nos dá uma compreensão histórica dos homens, de seus encontros e reencontros e de tudo o que eles criaram para facilitar os processos de aproximação.
O significado da hospitalidade envolvendo a arte de receber, hospedar, alimentar, entreter e despedir-se do visitante. Uma visão do turismo na atualidade face a um novo paradigma de gestão.
Essa é uma obra que se constitui em bibliografia básica para cursos superiores de turismo e hotelaria, além de ser um manual de consulta a todos aqueles que trabalham nessas áreas.

Geraldo Castelli, economista formado pela Universidade de Frifourg na Suíça. Uma carreira empreendedora, marcada pelo pioneirismo e inovação.
É fundador da Castelli, Escola Superior de Hotelaria no Rio Grande do Sul, a primeira faculdade do setor no Brasil.
Possui mais de 30 anos de trajetória voltada para o segmento do turismo, educação e hospitalidade. Autor de várias obras consagradas no ramo da hospitalidade.
Ele ministra palestras e presta consultoria sobre temas relacionados à hotelaria e ao turismo, o que o torna uma das maiores referências da área.