7º Salão do Livro entre Sombras da Teia

O conhecimento não engana. É hora de viajar pelo universo literário do 7º Salão do Livro de Presidente Prudente. Venha já!

7º Salão do Livro de Presidente Prudente, mais cultura e conhecimento

Alcançar a plenitude do florescimento das capacidades humanas é o sentido e o fim de todo o desenvolvimento.”

Assim pensava Aristóteles, filósofo grego do século V a.C. Qualquer sociedade que leva à sério a dignidade de sua gente precisa empenhar-se firmemente nesse propósito.
E a mola propulsora, para tanto, está no maior acesso à cultura e ao conhecimento que transforma pessoas em agentes de seus próprios destinos.

Isso significa libertar-se das amarras que nos aprisionam na escuridão da ignorância, como já dizia outro grande filósofo grego, Platão, na sua famosa Alegoria da Caverna, escrita no século IV a.C.

Em Presidente Prudente, um exemplo prático de tal princípio é o Salão do Livro, evento que promove cultura e conhecimento entre as mais amplas camadas da população. Ele já faz parte do calendário oficial das atividades do município, além de estar integrado ao Circuito Nacional de Feiras do Livro do Ministério da Cultura.

Sueli Pereira de Castro

Sueli Pereira de Castro

A ideia da sua criação ganhou vida pela primeira vez em 2010, graças ao apoio de várias mentes comprometidas com a irradiação do saber por meio dos livros.
Dentre elas está a da biblioteconomista Sueli Pereira de Castro, idealizadora do projeto que, hoje, é considerado a maior festa literária do Oeste Paulista.

Mas o mérito dessa conquista se deve fundamentalmente ao público da cidade e de toda região. São pessoas que, ano após ano, prestigiam o evento, apostando na força da cultura e do conhecimento para construir uma cidadania mais ativa e com menos distinções.

Nesse ano, a estimativa é que ao menos 110 mil visitantes circulem pelo Salão do Livro, durante os dez dias de sua realização, entre 14 e 23 de outubro, no IBC – Centro de Eventos.

A entrada é franca em todas as atividades.

O evento está na sua 7ª edição e traz uma nova formatação no layout do recinto: maiores stands, aumento na quantidade de livros expostos, acréscimo de outras atividades diferentes da edição passada.

A programação conta ainda com a tradicional participação de blogueiros, escritores, jornalistas e contadores de histórias. Vale conferir também o Concurso Literário de Presidente Prudente, as amostras de HQs, as oficinas, as atrações teatrais, musicais e, claro, os esperados lançamentos literários do momento.
Eis alguns deles:

Sombras da Teia na 7ª edição do Salão do LivroSombras da Teia. O sétimo livro do escritor, poeta e pedagogo prudentino Rubens Shirassu Jr.

Uma seleção de contos sobre a condição humana no século XXI que acarreta o desespero, pela aceleração do cérebro, e a loucura alucinatória.

É o que se pode chamar de parábola da vida moderna em torno de alguns aspectos da estupidez humana, como toda forma de violência, de desigualdades sociais e do ódio racial. Enfim, um comentário à margem das muitas prisões do homem, como peça da Grande Engrenagem Predatória.
Dia 23 de Outubro, às 19:30h, no stand da APAE.

Cara a Cara, livro de Rodrigo SantosCara a Cara. Autobiografia de Rodrigo Santos, ex-Barão Vermelho e um dos principais baixistas do rock nacional.

Nesse livro, ele fala dos altos e baixos de sua carreira, de drogas e dos bastidores do rock: turnês, situações engraçadas, bizarras e até perigosas.

O seu conteúdo traz  também mais de 400 fotos inéditas que acompanham as histórias narradas, além do depoimento de vários ícones do rock e da MPB.
O prefácio é assinado por Frejat.
Dia 20 de outubro, às 19:30h.

Anão ser. livro de Giovanni VenturiniAnão Ser. Primeiro livro de poesias de  Giovanni Venturini. O autor tem 24 anos e atua em diversas áreas artísticas.

Ele começou sua carreira como palhaço, num projeto social que realizava visitas em orfanatos, asilos e hospitais infantis.

A obra reúne versos que refletem a vida do autor, retratando a real altura de seu ser com toques de ludicidade e descobertas.
Entre os poemas, há um que dá nome ao livro e é um auto manifesto do escritor, um clamor social para que todos olhem para baixo e o enxergue.
Dia 18 de outubro, às 14h, na Arena Cultural.

Acompanhe o calendário completo com todas as atrações do 7º Salão do Livro.
Local de realização: IBC – Centro de Eventos. Rua Luís Macarim, vila Furkim, em Presidente Prudente.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9 às 22h. Sábados e Domingos, das 14 às 22h.

Referências:
PLATÃO. A República. Tradução: Enrico Covisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Coleção Os Pensadores).
SITE: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. Cultura.
SITE: Salão do Livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *