Livro de Lya Luft fala em Perdas e Ganhos

O livro de Lya Luft é um testemunho pessoal a respeito do amadurecimento. Uma reflexão sobre felicidade e projetos de vida.

Livro usado Perdas e Ganhos

Fora de Estoque

O título desse livro já sugere o assunto a ser abordado: as Perdas e Ganhos que constituem as nossas vidas.
Lya Luft se baseou em suas experiências e aprendizados pessoais para discutir diversos temas:

Envelhecimento, recomeços, família, sentimentos e relacionamentos, tudo é abordado a partir do enfoque de quem já se confrontou com tais questões e, agora, deseja transmitir o que aprendeu.
Temas que tradicionalmente são percebidos como problemas sobretudo pelas mulheres, nesse livro, são exemplificados com base nas próprias vivências da escritora. Ela expõe seus pontos de vista, mas sempre dando ao leitor (a) a liberdade de contradizê-los.

Lya Luft partilha seus segredos e inquietações, procurando estabelecer um diálogo com o leitor, como se estivesse tendo uma conversa ao pé do ouvido, fazendo-o repensar a sua própria trajetória.
Nota-se ao longo das páginas desse livro que autoestima, confiança em si mesmo e a busca pela compreensão do outro são sustentáculos primordiais para o amadurecimento emocional.
E quem disse que amadurecer não lhe dá o direito de errar e fazer diferente?

Perdas & Ganhos trata de temas atuais da vida de qualquer pessoa e pelos quais sofremos cobranças diárias como, por exemplo, ser uma mãe de família perfeita ou um pai presente, da pressão da sociedade para sermos o que devemos ser, ou do que querem que sejamos, os medos de recomeçar, do tempo, de viver, de envelhecer, de decepcionar-se, etc.

Tudo isso é encarado da perspectiva de que, a todo momento, é possível efetuar mudanças, transformações.

Por isso somos buscantes, inquietos, naturalmente insatisfeitos, afinal o mundo muda, e podemos mudar com ele ou não. A vida é um processo constante de formação e transformação (trecho do livro).

O livro não é um romance, nem se trata de contos ou poesias, muito menos de autoajuda. Na verdade, é uma mistura de ensaios e memórias, um monólogo de reflexões sobre a vida e a felicidade.
Venha Descobrir na voz de Lya Luf que a vida é um dom, um mistério, uma conquista a cada momento. Cada página de leitura desse livro é um convite para se meditar sobre a felicidade. E esta nada mais é que ter projetos e afetos.

No entanto, muitas vezes, achamos que ser feliz é algo extraordinário e difícil de alcançar. Mas não é assim, desde que estejamos dispostos a construir o amor pelas pessoas e pelas coisas que fazemos e temos.
Basta lembrarmos que amar é um misto entre amizade e sinceridade. Em Perdas & Ganhos, Lya Luft mostra que a felicidade é possível e o amor não é uma ilusão, feito só de desencontros e traições. Pelo contrário, existe ternura, amizade, compaixão, ética e delicadeza.
Contudo, deve-se ter em mente que cada sujeito é responsável ou inocente pelo que acontece com ele, sendo autor de boa parte de suas escolhas e omissões. O ser humano pode ser, ao mesmo tempo, bom e capaz, fútil, medíocre e até cruel.

Entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas mas nos proporciona uma sucessão de ganhos. O equilíbrio da balança depende muito do que soubermos e quisermos enxergar. Lya Luft

Escritora Lya Lyft

Lya Luft

Lya Luft é escritora e tradutora brasileira, nasceu em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, no dia 15 de setembro de 1938. É formada em Letras e Pedagogia pela PUC-RS.
Já traduziu para o português mais de 100 livros, além de ter escrito e publicado 23 entre coletâneas de poemas, crônicas, ensaios (muitos traduzidos para outros idiomas), romances e livros infantis.

Começou a escrever obras propriamente suas somente aos 41 anos. Foi casada duas vezes, tem três filhos e atualmente é viúva.
Mora em Porto Alegre (RS), trabalha como colunista da revista Veja e é professora universitária da UFRGS aposentada.

No seu currículo estão prêmios como:
Alfonsina Storni de poesia (1980), em Buenos Aires;
Érico Veríssimo (1984), da Assembleia do Rio Grande do Sul, pelo conjunto de sua obra;
União Latina de melhor tradução técnica e científica (2001), pela obra Lete: arte crítica do esquecimento, de Harald Weinrich;
Recebeu o prêmio ABL (2013), na categoria ficção, romance, teatro e conto, pela obra O Tigre na Sombra.

Perdas & Ganhos. LUFT, Lya.
26ª ed. Record: Rio de Janeiro. 2003. 160 págs.
Livro usado. Seminovo. 

Fora de Estoque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *